Quem somos

A Quinta do Javali é uma pequena propriedade de cerca de 20 ha dos quais dez são destinados a plantação de vinha. Localiza‑se junto à margem esquerda do rio Douro na freguesia de Nagoselo do Douro – S. João da Pesqueira, num local com tradição vinhateira desde o início da produção de vinho do Porto para exportação, no fim do séc. XVII princípio do séc. XVIII.

 

 

Vinha implantada sobre patamares em solos xistosos

A existência, na quinta, de uma pesqueira no rio que simultaneamente se constituía como atracadouro para carga dos barcos rabelo; uma pequena casa campestre (cabana) hoje recuperada, que exibe uma inscrição encontrada numa soleira da casa datada de 1839; os típicos muros de socalcos antigos do Douro existentes em toda a propriedade, são testemunhos da antiguidade vinhateira do local.

Quinta do Javali
Quinta do Javali

A exposição/orientação Norte – Nascente da encosta da propriedade bem como o terreno totalmente de xisto com diáclases verticais, que permitem a penetração das raízes da videira a profundidades impensáveis, com a consequente complexidade de benefícios para a videira, conferem à Quinta do Javali qualidades excecionais para a produção dos melhores vinhos do PORTO e DOC DOURO.

 

A nossa vinha encontra-se plantada nos característicos socalcos durienses, de natureza xistosa, a uma altitude entre 150 e 300m e é constituída pelas castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional, Tinta Barroca e Sousão. Com a missão de explorar este “tesouro escondido” do Douro criamos a empresa familiar “Sociedade Agrícola da Quinta do Javali, Lda” tendo como objectivo único produzir e comercializar só vinhos DOC DOURO e PORTO de alta qualidade.

 

5 de Fevereiro de 2015

 

Vinha implantada sobre patamares em solos xistosos

Quinta do Javali
Quinta do Javali
Quinta do Javali