Quinta do Javali

Clos Fonte do Santo

Cápsula Cereja

2017

A linha Clos da Quinta do Javali demonstra a pureza, o respeito e a unicidade da expressão do terroir da Fonte do Santo, em Ervedosa do Douro, desde a vinha até ao copo.

 

Pureza nos trabalhos do solo, com lavouras anuais pacientemente efectuadas com machos e cavalos. E pureza nos vinhos, resultantes de fermentações com intervenções mínimas, que podem decorrer em lagares, pipos usados ou até em cuba de betão, com uma rara e inovadora forma esférica e exclusivamente construída com incorporação de uma determinada quantidade de terra do próprio terroir da Fonte do Santo.

 

Respeito nos trabalhos agrícolas ao longo do ciclo vegetativo da videira, mediante a aplicação de princípios da viticultura biodinâmica (calendário lunar, dias de flor, dias de fruta, dias de raiz, dias de folha, preparados biodinâmicos, macerações de plantas,…).

 

Unicidade na localização da vinha da Fonte do Santo, delimitada por antigos muros de pedra, à imagem de um Clos, e também circundada por matos e floresta, riquíssimos em biodiversidade. O Clos da Fonte do Santo reúne também oliveiras, diversas árvores de frutos, uma mina de água natural e até formações rochosas de xisto, criando assim um ecossistema único.


Notas de prova

Quinta do Javali

Cor ruby claro, tal como a cor da cereja vermelha. Nariz exuberante e apelativo. Dominam aromas de frutos vermelhos com uma maturação equilibrada, sem ser exagerada. Destacam-se as notas de cereja vermelha, groselha e framboesa. Em boca, é admirável a frescura ácida num vinho tinto do Douro, que reflecte positivamente a influência da localização destas videiras num terreno mais fresco. São confirmadas as notas frutadas, que aliadas à vibrante mineralidade, proporcionam uma prova marcada pela leveza.

 

 

Quinta do Javali PGE 2014

Descarregar imagem PNG + JPG